21.5.15
On 08:00 by Unknown in Conversa Conserva No comments
ATENÇÃO: Texto libertador de mentes. Se você não tem abstração suficiente para entender seu conteúdo, sugiro que não leia. Está avisado.
Existem alguns, mas vou me ater a apenas um: a demonização dos empreendedores. Com raras exceções, é verdade, mas infelizmente esse é um fato confirmado não apenas por pesquisas sérias, mas também por nós mesmos. Nós vemos isso todos os dias, não é? Jovens recém formados reclamam da falta de oportunidades constantemente. Como se fosse obrigação das empresas contratarem esses jovens só pelo fato deles terem conseguido um canudo.
Essa ideia distorcida da realidade é ridícula, e pior: apoiada pelos professores. Muitos dos mestres, na verdade, fazem um desserviço, que consiste em demonizar o patrão e qualquer tipo de iniciativa privada. Exemplo: o graduando pensa em se formar para montar uma empresa, pois tem uma excelente ideia, inovadora, mas... seus mestres, ao invés de incentivá-lo fazem o quê? Desmotivam-no, dizendo todos os pontos negativos em abrir uma empresa: lucro real somente após 3 anos, luta pela sobrevivência no mercado, encargos trabalhistas, impostos elevadíssimos, etc.
Ora, se fosse fácil manter uma empresa viva não existiram mais pessoas dispostas a serem empregados, peões, certo? O comodismo está para o ser humano assim como a água para o peixe, simples. Aceitar desafios, sair da zona de conforto, arriscar, assumir responsabilidades, tudo isso é para poucos. Se isso é bom ou ruim, depende de que lado você está ou que educação recebeu. Pensando como empreendedor, acredito que exista espaço para todos no mercado, basta ter disposição para enfrentá-lo. Como empregado que já fui, sei que o pensamento que passa muitas vezes é "nossa! Tive uma excelente ideia de negócio, mas não há espaço pra ela num mercado tão competitivo", ou "queria abrir uma empresa, mas ser chefe não é nada legal". Houston we have a problem!
Porque você tem essa mentalidade tão rasa sobre ser chefe de empresa? Por que fomos doutrinados a acreditar que todo chefe é um demônio que só está interessado no lucro próprio, que nunca paga aos seus funcionários o que eles merecem, que a empresa lucra demais para remunerar de menos, enfim, muitos e muitos discursos marxistas que cansei de ouvir, e que muitas vezes me convenciam.
Não! Não é fácil manter uma empresa de pé por tantos anos. Não, os empreendedores não pagam baixos salários porque querem, mas sim porque é praticamente inviável aumentá-los num país onde o empregado custa para a empresa, em média, o dobro do que o registrado em sua carteira de trabalho. Não, sua reclamação por falta de oportunidades de trabalho não tem justificativa. Você que foi ensinado a achar que só existe um caminho: ser empregado.
Eu não passaria 4 ou 5 anos da minha vida me matando de estudar para me tornar um empregado de alguém. Eu estudei o suficiente por conta própria para saber que não é assim que a banda toca. Eu não sou obrigado a sair da universidade com um diploma na mão e sair batendo a porta de empresas mendigando emprego. Você também não deveria fazer isso, só em último caso. Experimente trabalhar de forma autônoma. Por que não? Ah, mas aí encontramos uma outra barreira: em via de regra as faculdade não ensinam o graduando a trabalhar.
Parece piada, mas faz todo sentido. As universidades são geradoras de conhecimento em primeiro lugar. É para que gosta mesmo de estudar. Repito, é para quem gosta MESMO de estudar. A preparação para o mercado de trabalho é um dos últimos objetivos de uma instituição de ensino superior. O principal é gerar conhecedores, pesquisadores, cientistas, para que estes continuem e propaguem o conhecimento, em forma de pesquisas, estudos, etc. Então não pense você que pode sair da faculdade sabendo tudo sobre o mercado de trabalho onde irá atuar. O mais provável é que não. Então, percebendo seu despreparo, possivelmente você pensará em fazer um curso técnico nessa área, a fim de conquistar o conhecimento que faltava para você trabalhar naquilo em que se formou. É o que acontece muitas vezes no curso de administração, por exemplo, uma vez que a faculdade apresenta mais teoria do que prática, o contrário do ensino técnico, mais focado em ensinar os alunos a trabalhar, botar a mão na massa.
Em países de primeiro mundo o diploma universitário não é tão idolatrado como no Brasil, nem tão banalizado, porque eles tem ciência disso. E uma pesquisa recente mostra que pessoas que não fizeram nenhum tipo de graduação superior estão entre as bem sucedidas e com melhores salários. É o caso dos empreendedores, que muitas vezes só tiveram uma boa ideia e souberam trabalhar em cima dela. Então você está esperando o que? Um diploma para dizer que você é bem sucedido? Se é isso que você pensa eu sinto furar seu balãozinho de sonho, mas você está incrivelmente enganado. A faculdade é só um começo, ou um fim. Dependerá de você, unica e exclusivamente, traçar o caminho para o sucesso. Não espere incentivo de ninguém, nem da sua família, quanto mais dos seus professores pseudo-comunas.
As perguntas que você tem de fazer para si mesmo são: 1) Eu gosto de estudar?; 2) Eu sei estudar?; 3) Eu preciso de uma faculdade para fazer o que eu quero?; 4) Eu preciso mesmo de uma faculdade para fazer isso?; 5) Se realmente eu preciso de uma faculdade, qual o curso que mais se adéqua aos meus objetivos de vida?; 6) Eu estou disposto(a) a sacrificar baladas, festinhas, sair com amigos no final de semana e afins para conquistar esses objetivos?
Você deve ter consciência do que quer antes de iniciar um estudo superior, se não a probabilidade de que você desanime ou mesmo desista no meio do curso é altíssima e você acaba tirando a vaga de alguém que provavelmente estava mais interessado do que você nesse curso. Então, não faça uma faculdade só porque dá status (ilusório) ou porque seus pais insistem. Faça uma faculdade porque você quer estudar e se especializar nessa área, porque você quer algo maior pra sua vida. Mas não pense que para conquistar seus objetivos o diploma universitário é obrigatório. Não é!
___________________________________________________________________________________

Gosta de: comida, cama, frio, chocolate, rock e café.
Odeia: idiotas e gente burra que fala "concerteza".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Search
Blog Archive
Popular Posts
-
Fanático pelos livros de George Martin e pela série Game of Thrones como sou, resolvi dedicar essa postagem a um dos personagens, se não...
-
ATENÇÃO: Texto libertador de mentes. Se você não tem abstração suficiente para entender seu conteúdo, sugiro que não leia. Está avisado. ...
-
“A maior parte de nós não é tão forte. O que é a honra comparada com o amor de uma mulher? (…) Vento e palavras. Vento e palavras. Somos ap...
-
Dizem que mãe é tudo igual, só muda de endereço! Talvez seja, mas temos que concordar que não seríamos nada sem elas! Na TV e no Cinema são ...
-
Em 2014 aconteceram coisas que nos deixaram praticamente sem fôlego: A morte de Joffrey, o julgamento de Tyrion, a luta entre a Montanha e ...
Categorias
Conversa Conserva
(4)
Conversa Macabra
(3)
Defeito Especial
(10)
Espaço Maromba
(1)
Manual do escroto moderno
(1)
meu besteirol
(1)
O Super Pai
(1)
Para Leitores
(3)
sobre sair do brasil
(1)
Turbinando minha hipocrisia.
(1)
Véi na Boa!
(3)
Fuzila TV Todos os direitos reservados . Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário