Blog de variedades

21.5.15

On 05:48 by Peu de Andrade in    2 comments
Olá criançada, cá estou para falar dos filmes de terror que mais marcaram minha infância. Foque no "infância" pois eu era uma criança extremamente impressionável, e a maioria dos filmes dessa lista são do estilo trash, daqueles bem bizarros que passavam no sbt e na sessão trash da band.

P.S - O texto é cheio de spoiler.
P.S ² - Se está procurando por obras primas do cinema, você caiu no post errado.


5 - A bolha assassina (the bloob-1988)
É um remake do original de 1958, mas a discussão não é essa. Bem, é um organismo vivo extra terrestre que atacava as pessoas com sua gosma rosa/roxa e as consumia, crescendo conforme mais pessoas comia. Qualquer semelhança com o boo de dragon ball z é mera coincidência.
Por que me assustou?
Gente, imagina você no banheiro, soltando aquele barro, daí vem um tentáculo rosa gosmento te ataca e te transforma em gosma. As pessoas derretiam lentamente, agonizando de dor, enquanto eram assimiladas a gosma. Muito nojento e traumático para uma criança, até hoje tenho pesadelos com a bolha.


4 - O monstro do armário (monster in the closet - 1986)
É na verdade uma paródia dos filmes da época, brincando com os clichês dos filmes e essas coisas... Era um monstro (ridículo por sinal, mas muito assustador pra mim na época) que atacava as pessoas de dentro dos seus armários. A solução? Queimar todos os armários. Tenho certa vergonha de admitir que esse filme me assustou.
Por que me assustou?
Não entendo bem o motivo, juro, mas só sei que passei anos de minha life sem conseguir abrir um armário sozinho. Tá, o monstro era feio e considerando que eu era uma inocente e pura criança, um monstro no armário pode ser bem assustador.


3 - O lobisomem americando em londres (An American Werewolf in London - 1981)
Desconsiderem os outros filmes, esse me assustou em especial, pois, diferente dos outros, os efeitos especiais eram bons (o filme ganhou um oscar de melhor maquiagem). É a história de um garoto que se transforma em lobisomem após ser atacado por um. Seu melhor amigo morre, ele sai matando as pessoas e vê a assombração delas depois. Basicamente é isso.
Por que me assustou?
Gente, você tem que ver a transformação perfeita de lobisomem do cara. É muito realista. Agora imagina uma criança assistindo isso? Passei um mês sem sair de casa nem pra brincar, pensando que a qualquer momento o lobisomem me pegaria e crew. Fiquei dois anos pesquisando sobre lobisomens e formas de se proteger deles depois disso, foi onde me interessei pelas artes ocultas.


2 - O predador (predator - 1987)
Ok, eu sei que isso é mais pra filme de ação que de terror, mas pra mim foi de terror... E muito terror. A história é de um alien que vem pra terra, e começa a matar geral e... Bem, o filme não tem muita história, é mais tiro, morte, tiro, morte, Arnlod cheio de lama, tiro. Fim (Por incrível que pareça, esse texto é cheio de spoiler)
Por que me assustou?
Esse filme tem história comigo. A primeirva vez que ele passou na globo, eu fiquei todo empolgado pra assistir, mas tive medo e não assisti. O resultado foi que eu inventei que tinha assistido pra dar uma de machão alfa, inventei uma história pro filme e fim. Só fui assistir de verdade dois anos depois e me caguei de medo. Dormi com meus pais no dia. O motivo deve ser bem óbvio, que bicho feio é o predador!
O primeiro quase me fez borrar as calças, o restante eu tive crises de risos, pois, apesar de mostrarem história, não dão medo nem trazem ação como o primeiro. Hoje em dia, graças ao último filme com a Alice Braga (único ponto positivo), tenho lembranças doces com o predador, que parece muito com uma tia minha.


1 - O exorcista (the exorcist - 1973)
Lembro como se fosse ontem da chamada sensacionalista do sbt, que dizia que era a versão sem cortes, proibida num monte de país. Realmente era a versão sem cortes, e proibidona. Então, a menina vai jogar com o tabuleiro ouija, e se fode, pois um demônio se apossa do corpo dela  e dá muito trabalho pra sair. Daí tem o drama, cenas inesquecíveis e blá, blá, blá. Esse filme, diferente dos outros, é bom. Vale a pena ser assistido.
Por que me assustou?
Pelas cenas horrorosas que destruiram minha concepção cristã do que é aceitável. Gente, a menina se masturba com um crucifixo enquanto fala "deixe que ele te coma, deixe que ele te coma". Isso é bizarro demais. Numa situação de possessão você imagina "um crucifixo resolve", mas na verdade o objeto sagrado virou pênis de borracha na mão de satan. Isso não é desesperador pra uma criança cristã?
Além dessa cena, lembro-me da menina descendo as escadas tipo uma acrobata (inveja eu senti dela) da cena do vômito, da cena que me deixou enjoado quando ela pede pro padre enfiar o pênis na bunda dela (hoje em dia isso parece ter influenciado muitos deles), e das várias cenas em que o diabo tenta todos os personagens de diversas formas. Esse filme é bom e assustador, especialmente quando se é uma criança cristã. Hoje em dia não sou nem criança, nem cristão, mas esse filme continua a me assustar pela forma como torna-se desesperador.

2 comentários: